Processo de desertificação ameaça terras da América Latina
Juliano Domingues,
Radioagência NP
A desertificação – que é à degradação das terras, tornando-as improdutivas – ameaça 75% das terras áridas e semi-áridas da América Latina. A informação consta em um relatório realizado pela Universidade das Nações Unidas (UNU), e publicado nesta quinta-feira, dia 28. O estudo aponta que até 50 milhões de pessoas de todo o mundo terão de migrar nos próximos dez anos por causa da desertificação.
Os pesquisadores criticam a forma como as políticas de combate aos avanços dos desertos na América Latina têm sido colocadas, na maioria das vezes, sob responsabilidade dos Estados, limitando os resultados que poderiam ser alcançados se as políticas fossem feitas em coletivo.
Também é questionado o uso incontrolado da terra para cultivo da monocultura e áreas de pastagens, além do desmatamento, erosão e da pouca irrigação, que estão contribuindo no aumento da desertificação.
Hans Van Ginkel, reitor da universidade, afirma que é imprescindível que políticas e métodos de agricultura sustentável sejam postas em prática para reverter o processo de desertificação.