Documentário que retrata resistência aos transgênicos ganha Festival

O documentário “Estado de Resistência”, de Berenice Mendes, levou no último sábado, dia 7, o primeiro lugar no 1º Festival Nacional de Cinema e Vídeo Rural de Piratuba (SC), encerrado no mesmo dia. O filme retrata a resistência aos transgênicos e o resgate de modos tradicionais de produção no Estado do Paraná. Assista aqui ao trailer do documentário.

O objetivo do Festival é a promoção do homem do campo e do universo rural, de suas histórias, de seus saberes e costumes, dentro de um enfoque de sustentabilidade e fortalecimento deste personagem tão importante no nosso país. Constituído em sua grande maioria de agricultores familiares de todo o estado de Santa Catarina, o público visitante teve oportunidade de assistir a 32 produções brasileiras nas categorias documentários, curtas-metragens, programas de TV e reportagens e produções amadoras. Em cada uma destas categorias, foram auferidos três prêmios. No primeiro
Concurso de Fotografia Rural, foram premiadas as melhores fotografias nas
categorias preto e branco e coloridas.

De acordo com a opinião unânime de promotores, realizadores, patrocinadores e visitantes, o evento superou todas as expectativas e foi um sucesso. Cerca de 4.400 expectadores participaram durante a Mostra Competitiva de Cinema e Vídeo Rural e o 1º Concurso de Fotografia Rural e da Feira de Produtos da Agricultura Familiar, contou com a presença de 4.600 visitantes. Assim como 500 participantes de oficinas e palestras, somando um público de 9.500 visitantes na totalidade de eventos.

Com uma ampla divulgação mediática, o evento projetou Piratuba nacionalmente, transformando, pela primeira vez, a pequena cidade catarinense num foco de cultura rural. Uma noite dedicada exclusivamente à cultura cabocla revelou ao estado e ao país a diversidade cultural deste universo rural, que, nas próximas edições do Festival, deverá apresentar com a mesma riqueza e intensidade as etnias alemã e italiana da igualmente presentes nesta região.

O próximo Festival será realizado em 2009, desta vez num espaço definitivo
que poderá abrigar um número bem maior de visitantes: o Centro de Eventos
de Piratuba, atualmente em fase de finalização.