Campanha Nacional pela Anulação do Leilão da Vale

Isto não Vale!
Queremos participação no destino da Nação

Não vale!

Vender a CVRD – Companhia Vale do Rio Doce por 3,3 bilhões de reais (1), não Vale! O valor estimado em 1997, época do leilão, era de 10 bilhões de reais. Também não vale o Banco Bradesco ter sido um dos avaliadores da companhia e ao mesmo tempo, de forma camuflada e fraudulenta, um dos compradores deste verdadeiro patrimônio público brasileiro.

Não vale o superávit primário que retira recursos destinados á educação, saúde, moradia, Reforma Agrária e transporte. Não vale continuar pagando a dívida externa e interna em detrimento dos investimentos sociais, sem realizar uma auditoria pública.

Não vale dobrar-se diante das políticas neoliberais deste modelo econômico que não resolve os problemas do povo, destrói o meio-ambiente e aprofunda a nossa dependência. Mas também não vale os movimentos sociais preocuparem-se apenas com sua agenda e não investir no conjunto de lutas articuladas para mudar este modelo.

O que vale então?

Vale o Plebiscito sobre a Privatização e a reestatização da Vale do Rio Doce. Este exercício pedagógico de participação popular garante a soberania da nação sobre o patrimônio do
povo brasileiro.

Vale, mais ainda, o Presidente Lula ter dito no segundo turno das eleições passadas que “foi um erro a privatização da Vale do Rio Doce”. Vale mais ainda que todos os seus
eleitores cobrem isso dele.

Vale realizar assembléias populares municipais e estaduais para construir o Plebiscito que visa não só anular o leilão, e sim, fundamentalmente, debater o Projeto Popular Alternativo para o Brasil.

Vale manter a autonomia das forças populares, estimular as lutas sociais, retomar o trabalho organizativo de base e a formação política dos militantes.

Nesta Cartilha vocês vão encontrar elementos e subsídios para debater com os setores populares do campo e da cidade qual o Brasil que queremos e, nesse caminho, como recuperar a Companhia Vale do Rio Doce para o povo brasileiro, participando do Plebiscito sobre a Privatização da Vale, em Setembro de 2007.

Maio de 2007
Assembléia Popular:
Mutirão por um novo Brasil

(1)Reais ou dólares, já que no período havia paridade entre as duas moedas. Isso vale para todos os dados até início de 1999.

*** *** *** *** *** *** *** ***
Clique aqui, assista aos vídeos e veja como participar.