MST ocupa sede do Incra no Rio pedindo escolas nos assentamentos

Na noite do dia 20, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou o prédio do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Rio de Janeiro, dando continuidade às mobilizações da Jornada Nacional em Defesa da Educação. Na pauta, a prioridade são as escolas dos assentamentos rurais e o acesso do povo Sem Terra à educação.

Hoje pela manhã os manifestantes fizeram um debate sobre Educação do Campo e à tarde, às 14 horas haverá uma audiência com a Superintendência do Incra para discutir a pauta de negociações. Ainda, durante todo o dia, diversas atividades estão sendo programadas em escolas e universidades no Rio de Janeiro, dentre elas: CAP UFRJ e UERJ, Colégio Pedro II do Centro, Tijuca, São Cristóvão e Humaitá, Cefet e outros.

Ontem, os diversos movimentos sociais e entidades ocuparam o IFCS da UFRJ, no Largo do São Francisco, Centro do Rio. À tarde, Roberto Leher e Giuseppe Cocco, ambos professores da UFRJ, debateram com os manifestantes sobre acesso e financiamento da educação superior.

Os movimentos populares e entidades de estudantes organizam em conjunto uma Jornada de lutas em defesa da educação pública e ao aceso a toda a população, com a realização de protestos, marchas e debates em todo o país, entre 20 e 24 de agosto.

PROGRAMAÇÃO:

DIA 21 – 9h – Debate sobre Educação no Campo, no INCRA.
– 14h – Negociação com a Superintendência do INCRA
DIA 22 – 12h – Passeata em Defesa da Educação rumo ao MEC. Concentração na
Candelária.