Sem Terra ocupam área em Charqueadas (RS)

Cerca de 80 famílias do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocuparam, na manhã desta terça-feira, dia 21, a sede da fazenda da empresa Delta Par, em Charqueadas (RS). A área, conhecida como Capão da Roça, é utilizada pela empresa Copelmi Mineração para despejar restos de carvão que não são utilizados, inclusive, a empresa já foi multada por órgãos ambientais do estado devido à atividade, que é considerada poluidora.

As famílias querem que a área de 600 hectares seja desapropriada para Reforma Agrária. Carlos Mandacaru, integrante do acampamento do MST, explica que as famílias são todas moradoras locais. Todas são ex-produtoras de leite e de gado, que hoje não possuem terra para viver. “Queremos que a área seja desapropriada. Hoje, ela é inutilizada e nada fértil, mas a agricultura e a pecuária poderá recuperá-la”, afirma.

Pequenos produtores de leite da região relatam que há uns 20 anos atrás utilizavam a fazenda para pasto de seus animais. No entanto, quando a área foi vendida pela Copelmi à Delta Par, a nova proprietária não deixou mais a comunidade utilizá-la. As famílias do MST estão acampadas ao lado da fazenda da Delta Par desde o dia 1° de Abril.