Seminários vão debater a questão agrária com estudantes

No mês de outubro o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estará realizando – em parceria com estudantes e faculdades de comunicação – seminários para debater a questão agrária e a cobertura da imprensa. Em Brasília e em São Paulo, os seminários acontecem nos dias 6 e 7 de outubro.

Em Brasília a programação vai contar com a dirigente nacional do MST, Marina dos Santos e com o jornalista e professor da Universidade de Brasília (UnB), Venício Arthur de Lima, além de outros debatedores da áreas de direitos humanos e da imprensa. Os participantes ainda vão poder entrar em contato com a realidade dos trabalhadores rurais em uma visita a um assentamento no Entorno de Brasília.

Em São Paulo, a programação contará com a participação de João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, com o professor Ariovaldo Umbelino, especialista na questão agrária, com Plínio Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), com professor Bernado Mançano (Unesp). Além dos nomes confirmados para o debate haverá ainda a participação dos movimentos sociais do campo, que farão uma breve história de suas lutas.

Os seminários fazem parte de um projeto do MST que pretende discutir com estudantes e profissionais da comunicação, a cobertura que imprensa brasileira tem feito sobre a questão agrária, além de ser um espaço para levantar aos profissionais da imprensa novos elementos que possam servir como base para uma melhor compreensão de qual é o quadro atual da questão agrária no Brasil.

Programação

Em Brasília
Dias 6 e 7 de outubro

– Sábado (6) – Local: STIU (SCS, Qd, Ed Arnaldo Villares)
Manhã – A trajetória da questão agrária e a história do MST/ Os efeitos do agronegócio e das transnacionais – Marina dos Santos (MST)
Tarde – Direitos Humanos: a Reforma Agrária na legislação e a violência no campo – Patrick Mariano (Renap)/ A representação midiática da criminalização dos movimentos sociais e da questão agrária – Venício Lima (UnB)

– Domingo (7) – Local: Pré-assentamento Gabriela Monteiro (Brazlândia)
Manhã – Um projeto para o campo e para a sociedade brasileira –
Flávio Silva (MST)/ Visita às áreas do assentamento
Tarde – Os meios de comunicação do MST e ações articuladas de agitação e propaganda (Representantes do MST e da RDC)

INSCRIÇÕES: Por telefone: (61) 3322 5035 / 8464 6176
Por correio eletrônico: [email protected]

Em São Paulo
Local: Auditório no Viaduto Nove de Julho, Centro, São Paulo (SINDIPETRO)

Sábado (06/10)
manhã – História da Questão Agrária – João Pedro Stedile (MST)
tarde – Da Ocupação ao Assentamento – Ariovaldo Umbelino (USP)
noite – Café da Reforma Agrária e Atividade Cultural

Domingo (07/10)
manhã – A sociedade civil no campo – Bernado Mançano (Unesp)
“Diálogos com os movimentos sociais do campo” – Via Campesina, Quilombolas, Feraesp
tarde – Questão Agrária na Era da Globalização – Plínio de Arruda Sampaio (ABRA)
noite – Encerramento

INSCRIÇÕES
Por e-mail: [email protected]
Informações: (11) 3361-3866 / 8276-6393