Sem Terra ocupam sede do Dnocs em Fortaleza

Cerca de 1.200 trabalhadores Sem Terra ocuparam ontem, dia 1°, a sede do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). Em uma semana, esta é a quarta manifestação dos trabalhadores rurais em Fortaleza, como parte da Jornada Nacional de Luta pela Reforma Agrária. No dia 24 de setembro, os trabalhadores ocuparam o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), e também fizeram atos no Banco Central e na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

De acordo com Marcelo Matos, da direção estadual do Movimento, os trabalhadores só saem do prédio depois de serem recebidos pelo diretor-presidente do órgão, Elias Fernandes. O MST reivindica a desapropriação de quatro áreas do Dnocs no Interior, “todas já ocupadas”, e também querem discutir o Plano de Convivência com a Seca.

A ocupação aconteceu por volta das 9h30 de ontem, mas segundo a assessoria do órgão, apenas hoje o diretor-presidente Elias Fernandes poderá conversar com os Sem Terra. As manifestações do Movimento vão continuar em Fortaleza até as reivindicações do serem atendidas, incluindo uma audiência com o governador Cid Gomes (PSB).