Seminários vão debater a questão agrária com estudantes

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) estará realizando – em parceria com estudantes e faculdades de comunicação – o seminário “A questão agrária”. O seminário será realizado em alguns estados, em datas ainda a serem definidas. Em São Paulo o seminário acontece nos dias 6 e 7 de outubro.

Em São Paulo, a programação contará com a participação de João Pedro Stedile, da direção nacional do MST, com o professor Ariovaldo Umbelino, especialista na questão agrária, com Plínio Arruda Sampaio, presidente da Associação Brasileira de Reforma Agrária (Abra), com professor Bernado Mançano (Unesp). Além dos nomes confirmados para o debate haverá ainda a participação dos movimentos sociais do campo, que farão uma breve história de suas lutas.

O seminário é parte de um projeto do MST que pretende discutir com estudantes e profissionais da comunicação, a cobertura que a imprensa brasileira tem feito sobre a questão agrária, além de ser um espaço para levar aos profissionais da imprensa novos elementos que possam servir como base para uma melhor compreensão de qual é o quadro atual da questão agrária no Brasil.

Programação

Em São Paulo
Local: Auditório no Viaduto Nove de Julho, Centro, São Paulo (SINDIPETRO)

Sábado (06/10)
manhã – História da Questão Agrária – João Pedro Stedile (MST)
tarde – Da Ocupação ao Assentamento – Ariovaldo Umbelino (USP)
noite – Café da Reforma Agrária e Atividade Cultural

Domingo (07/10)
manhã – A sociedade civil no campo – Bernado Mançano (Unesp)
“Diálogos com os movimentos sociais do campo” – Via Campesina, Quilombolas, Feraesp
tarde – Questão Agrária na Era da Globalização – Plínio de Arruda Sampaio (ABRA)
noite – Encerramento

INSCRIÇÕES
Por e-mail: [email protected]
Informações: (11) 3361-3866 / 8276-6393