Sem Terrinha se mobilizam para reivindicar a Reforma Agrária
As crianças que vivem em assentamentos e acampamentos do MST no Rio Grande do Sul realizam manifestações nesta semana em que se comemora o dia da criança. A principal reivindicação dos Sem Terrinha gaúchos é o avanço da Reforma Agrária. A mobilização dos pequenos começa hoje, dia 11, quando completa um mês da marcha que as famílias Sem Terra estão realizando no Estado.
Por isso a desapropriação das Fazendas Guerra, em Coqueiros do Sul, e Southal, em São Gabriel, é o principal “presente” que os Sem Terrinha vão reivindicar.
Os encontros das crianças Sem Terrinha vão acontecer em Jóia, Júlio de Castilhos, Santana do Livramento e Região Metropolitana de Porto Alegre. Nas três colunas da marcha as crianças também realizarão manifestações. Em cada local devem participar cerca de 300 crianças de assentamentos e acampamentos do MST.
No Encontro de Sem Terrinhas da Região Metropolitana participam crianças assentadas nos municípios de São Jerônimo, Charqueadas, Guaíba, Eldorado do Sul, Nova Santa Rita e Viamão, além de algumas crianças de acampamentos da região metropolitana que não estão na marcha.
Os Sem Terrinha da Região Metropolitana vão fazer manifestações em Porto Alegre representando as crianças de acampamentos e assentamentos de todo o estado. A marcha dos Sem Terrinha em Porto Alegre começou por volta das 9h30 da manhã de hoje, saindo do Largo dos Açorianos em direção ao Palácio Piratini. De lá os Sem Terrinha seguem a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).
Programação do Encontro da Região Metropolitana:
Dia 11 – Manifestações em Porto Alegre
– 9h: Concentração no Parque Redenção, próximo a Reitoria da Ufrgs, e em seguida caminhada no centro da capital gaúcha;
– 11h: Audiência das crianças com Superintendente Regional do Incra, Mozar Dietrich
-16h: Crianças Sem Terrinha participam de manifestação no bairro Restinga, zona Sul de Porto Alegre (concentração na Esplanada da Restinga);
Dia 12 – Atividades Culturais em Viamão
Local: Centro de Formação do Assentamento Filhos de Sepé em Viamão Sem Terrinhas vão participar de debates, oficinas, atividades culturais e confraternização do dia da criança.