Quarta Coluna do MST marcha a Coqueiros do Sul

Mais de cem integrantes de sindicatos, movimentos sociais, associações comunitárias e entidades apoiadoras marcham nesta sexta-feira, dia 26, em direção à Coqueiros do Sul. Eles compõem a chamada 4ª Coluna da marcha pela desapropriação da Fazenda Coqueiros, criada na semana passada para apoiar a mobilização do MST no Rio Grande do Sul.

Os manifestantes saem às 13h30 do Sindicato dos Metalúrgicos de Carazinho e seguem para Coqueiros do Sul. Na cidade, eles prestam apoio ao prefeito da cidade, Acácio de Souza, e enfatizam a importância da Fazenda Coqueiros ser desapropriada. As entidades também realizam um ato público no centro da cidade, para explicar à população os objetivos da marcha do MST e os benefícios que a Reforma Agrária poderia trazer à região.

A Fazenda Coqueiros possui pouco mais de 9 mil hectares e ocupa 30% do município. O MST reivindica a desapropriação da área por interesse social, já que emprega apenas 20 pessoas, produz apenas para exportação (sem gerar imposto para o município) e não desenvolve a economia local. Na área, poderiam ser assentadas cerca de 460 famílias Sem Terra.