Assentados comemoram conquista de suas casas em SC

Depois de 19 anos de luta, as famílias do Assentamento 30 de Outubro, em Campos Novos, meio oeste catarinense comemoraram, no último domingo, 28, a conquista de suas casas. O ato inaugural contou com a presença de diversas lideranças e autoridades. Na oportunidade, 33 famílias receberam as chaves de suas novas residências.

Numa breve apresentação, crianças, jovens e adultos do assentamento reviveram o longo caminho percorrido, da ocupação da terra, do barraco de lona preta, das marchas e mobilizações, até o sonho da casa própria. A dignidade conquistada através da luta!

O representante da direção estadual do MST, Vilson Santin falou da trajetória digna da luta. Segundo ele, “as casas são frutos da dignidade da lona preta”, fazendo referência à importância da ocupação e do acampamento. Santin lembrou também a grandeza do MST, “foi o MST que nos transformou em gente! Através do Movimento conquistamos dignidade, auto-estima e o respeito da sociedade”. Para o líder do MST, a caminhada ainda é longa “procuramos em nossas vidas a felicidade para todo o povo do Brasil de do mundo”! E finaliza “Para isso precisamos, principalmente, uns dos outros”.

Dilso Barcellos da direção da Cooperativa Central de Reforma Agrária de Santa Catarina, (CCA/SC) criticou a atuação do Estado brasileiro. Para ele, “o Estado brasileiro sempre esteve e organizado para não funcionar para os pobres e somente para os ricos”. Barcellos falou das residências dentro de um projeto mais amplo. “A conquista dessas casas dignas está vinculada ao novo modelo de agricultura que nos propusemos a construir. Um modelo que valorize a convivência social, a produção de alimentos saudáveis, o respeito a natureza e a valorização do ser humano”.

As casas fazem parte do Programa de Habitação Social da Caixa Econômica Federal (CEF) em parceria com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária. (Incra). Valorizando o esforço coletivo, os assentados homenagearam várias entidades que, conjuntamente, contribuíram na realização do projeto, entre elas a Associação Estadual dos Pequenos Agricultores (AEPAC). Prefeitura Municipal, CEF, Incra e CREHNOR também receberam agradecimentos.

Após o ato de inauguração, todos saborearam um delicioso churrasco e festejaram, até o final do dia, mais uma importante conquista para os trabalhadores.