Seminário discute educação básica nos assentamentos do MST
Debater e trabalhar a concepção da educação de professores e educadores que atuam nos assentamentos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Este é o objetivo do Seminário Estadual da Educação Básica nos Assentamentos de Reforma Agrária, realizado no Paraná.
A atividade começou no dia 27 e termina hoje, dia 30, em Faxinal do Céu, região Centro Sul. Participam do encontro educadores das escolas de educação básicas dos assentamentos e acampamentos, integrantes do setor de educação e coordenadores MST, além de membros da coordenação da educação do campo da Secretaria Estadual de Educação do Paraná (SEED) e integrantes de vários movimentos sociais que compõem a Via Campesina. O evento conta com apoio do governo do Estado.
O Seminário discute o projeto político pedagógico do MST e reflete sobre as experiências práticas de Educação Básica que estão sendo desenvolvidas nas áreas de Reforma Agrária. O encontro é resultado de uma parceria entre a SEED e o MST, na construção de uma concepção estadual em torno de uma educação do campo.
Desde seu surgimento o MST vem lutado, junto ao Estado pela construção de escolas nos assentamentos e acampamentos, com o ensino voltado para a realidade dos trabalhadores que vivem no campo. “Queremos uma escola publica, mas que tenha vínculo com a luta, a organização e a pedagogia do nosso movimento, e que seja uma ferramenta de luta e emancipação da classe trabalhadora”, explica o coordenador estadual do setor de educação, Alessandro Santos Mariano.
Para Mariano, a implantação de escolas nas áreas de reforma agrária, são fundamentais para que crianças, jovens e adultos tenham o direito a educação garantido. “Consideramos que a educação no meio urbano prepara o filho do agricultor para sair do assentamento, enquanto que o ensino nas escolas dos assentamentos e acampamentos do MST é o caminho para preparar os estudantes à permanecer na terra e transformar o campo”, afirma.
Ainda segundo ele, o MST vem trabalhando uma concepção de educação, voltada para a recuperação da pedagogia do trabalho, da terra, da história, da organização coletiva, da cultura popular e da luta social.
Os debates são realizados em conferências, mesas redondas, mini-cursos e troca de experiências, em torno da educação infantil, fundamental, médio e de Jovens e Adultos.