Trabalhadores ocupam sede do Incra em Brasília

Na manhã desta quarta, 31, por volta das 5h, cerca de 400 trabalhadores e trabalhadoras organizados no MST, no Movimento dos Trabalhadores Desempregados (MTD) e no Movimento de Apoio aos Trabalhadores Rurais (MART) ocuparam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Brasília.

Segundo os manifestantes, a ocupação é motivada pela inoperância do Incra em relação à Reforma Agrária na região do Distrito Federal e Entorno. “Em abril de 2007, a direção da autarquia fez uma série de acordos com o MST e, no entanto, nada foi concretizado. Esse é o principal motivo da ocupação”, argumenta Valter Souza, integrante do MST no DF.

Entre os principais pontos de reivindicações estão a recuperação das habitações rurais, assistência técnica para os assentamentos e a concretização da desapropriação de áreas que já estão liberadas para a Reforma Agrária – em alguns casos, há mais de 3 anos.

“As famílias ficam passando inúmeras necessidades embaixo de lonas, enquanto já poderiam estar produzindo e se alimentando, utilizando a terra que o governo federal já pagou”, argumenta Souza. “Iniciamos mais um ano agrícola e isso deixa os trabalhadores extremamente ansiosos. Exigimos respostas concretas, pois sabemos que depende apenas de vontade política e prioridade por parte do Incra”.

As famílias estão dispostas a permanecer com o prédio ocupado até que o Incra sinalize encaminhamentos concretos.