Brasil em 74º no ranking de desigualdades entre homens e mulheres
Da Radioagência NP
O Brasil está na 74º posição no ranking que mede as desigualdades entre homens e mulheres no mundo. A informação consta na análise divulgada pelo Fórum Econômico Mundial na semana passada.
O levantamento foi feito em 128 países, examinando quatro áreas críticas da desigualdade entre os dois gêneros – participação econômica e oportunidade, saúde e sobrevivência, realização educacional e poder político.
O Brasil se destaca na avaliação da saúde, onde a desigualdade é menor, e coloca o país em primeiro lugar entre os paises da América Latina e Caribe neste item. Nas primeiras posições estão países como Suécia, Noruega, Finlândia e Islândia. Cuba, participando pela primeira vez da análise é o país melhor classificado entre os da América Latina, ocupando a 22ª posição. A última colocação ficou com o Iêmem, país Árabe, que é considerado o mais pobre do médio Oriente.
Na última avaliação realizada pelo Fórum Econômico Mundial, a Organização das Nações Unidas, traçou a estimativa de que em todos os países do mundo, somente em 2090 as mulheres estarão em situação de igualdade com os homens.