Famílias ocupam fazenda em Senador La Rocque, Maranhão
Na madrugada da última sexta-feira, dia 30, cerca de 100 famílias de trabalhadores Sem Terra ocuparam a Fazenda Cipó Cortado, a 65 quilômetros da sede do município de Senador La Rocque, sudeste do Maranhão.
A ocupação é para protestar contra a lentidão do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) em prosseguimento ao assentamento das famílias que estão acampadas desde agosto numa área cedida pelos moradores do Assentamento Saramandaia, município de Buritirana. As famílias haviam sido despejadas da fazenda Pindaré, em Amarante do Maranhão, no mês de junho, e nem sequer estão recebendo as cestas básicas, como havia sido acordado.
A fazenda ocupa uma área de aproximadamente 7 mil hectares e está em litígio. Há informações de que a área pertence à União, portanto, é passível de desapropriação para criação de assentamentos da Reforma Agrária. No local seria possível assentar 300 famílias.
Em 2006 o grupo móvel de fiscalização do Ministério do Trabalho resgatou da Fazenda Cipó Cortado, trabalhadores em situação análoga a de escravidão.