MST ocupa área improdutiva no interior de São Paulo
Cerca de 200 famílias Sem Terra ocupam a Fazenda Eldorado, que tem 240 hectares improdutivos, a 12 km do centro de Valinhos, próximo a Campinas, em São Paulo, desde sábado, dia 1° de dezembro. Os Sem Terra exigem a desapropriação imediata da fazenda Eldorado para fins de Reforma Agrária. A área é improdutiva e não cumpre sua função social, como determina a Constituição Federal.
O MST reivindica também que o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) faça vistorias nas áreas improdutivas na região de Campinas e grande SP. Há uma grande quantidade de áreas passíveis de desapropriação nestas regiões e há anos não são realizadas vistorias.
A ocupação pretende homenagear o trabalhador rural Valmir Mota Oliveira, o Keno, assassinado por pistoleiros contratados pela multinacional Syngenta, em 21 de outubro deste ano, no Paraná.
Os Sem Terra protestam também contra o despejo violento sofrido pelas famílias do acampamento Elizabeth Teixeira, na última quinta-feira, dia 29 de novembro, em Limeira, interior de São Paulo.
As famílias permanecerão acampadas na fazenda Eldorado até que haja uma solução definitiva para a situação.