No Rio, movimentos sociais lançam carta pela vida de Dom Cappio
No último dia 10, diversas atividades marcaram a Jornada Nacional de Luta contra as Transnacionais, organizada pela Via Campesina, em todo o Brasil. No Rio de Janeiro, duas cartas foram lançadas como instrumento comum de luta entre os movimentos sociais participantes: uma moção de repúdio à Syngenta Seeds pela violência praticada contra os trabalhadores, em 21 de outubro de 2007, no Paraná, que culminou com o assassinato do militante Valmir de Oliveira, o Keno; a outra é uma Carta do Rio pela vida de Dom Cappio e contra a transposição do rio São Francisco.
Artistas como Beth Carvalho, Osmar Prado e Bete Mendes assinam as cartas em conjunto com diversas organizações, como Via Campesina, Andes, Intersindical, Movimento Nacional de Luta por Moradia, Central dos Movimentos Populares, Conlutas, Justiça Global, entre outros.
A atividade de lançamento das cartas foi marcada com um grande seminário organizado para lembrar o Dia Internacional dos Direitos Humanos, na Assembléia Legislativa do Rio. Entre as entidades organizadoras estavam o MST, Justiça Global, Grupo Tortura Nunca Mais, Instituto de Defensores de Direitos Humanos, Renap, Observatório de Favelas, Conselho Estadual de Serviço Social, Movimento Direito Para Quem, Movimento Nacional de Luta pela Moradia, Rede Rio Criança, Coordenação Regional de Estudantes de Direito, Projeto Legal e pelos mandatos Marcelo Freixo, Chico Alencar e Eliomar Coelho.
Ainda, o evento organizado pelo Fórum Social Mundial – Rio com Vida, também marcou o Dia Internacional de Direitos Humanos e a Luta contra a Transposição do Rio São Francisco e pela vida de Frei Cappio, com diversas entidades e personalidades que apóiam esta luta.
A Jornada Nacional de Luta do dia 10 de dezembro faz parte da campanha “Syngenta Fora do Brasil” e teve mobilizações em todo o Brasil. Sedes da transnacional Syngenta Seeds foram ocupadas em cinco estados brasileiros.
Clique para ler as cartas:
Carta do Rio Pela Vida de Dom Cappio e Contra a Transposição do Rio São Francisco