Mais uma fazenda ocupada no RS
Cerca de 400 famílias do MST ocuparam na manhã de hoje (18/02) a fazenda Granja Nenê, em Nova Santa Rita (RS), na região metropolitana. As famílias pressionam o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para que compre a área de 1,5 mil hectares a serem destinados ao assentamento de 80 famílias sem terra.
Um impasse que se arrasta desde 2007 entre o Incra e a proprietária da fazenda não permite que a área seja desapropriada. A proprietária não aceita o valor proposto pelo instituto para a compra da fazenda.
O MST exige que o problema seja resolvido e que o Incra comece a cumprir com a meta de assentar mil famílias gaúchas até abril e outras mil até o final do ano. A meta foi estabelecida em novembro, ao final da marcha dos trabalhadores Sem Terra em direção à Fazenda Guerra, em Coqueiros do Sul. Desde o acordo até hoje, nenhuma família foi assentada.
Para cumprir a meta, as famílias sem terra também reivindicam do governo federal a desapropriação das fazendas Southall, em São Gabriel, e Guerra, em Coqueiros do Sul. Do governo estadual, o movimento exige que seja depositada a verba prometida para a desapropriação da Fazenda Palermo, em São Borja.