Assentados cobram escola e adequação de estradas no PR

As 562 famílias do MST, que vivem no Assentamento 8 de Abril (antiga fazenda 7 Mil), em Jardim Alegre, região norte do Paraná, cobram a construção de um colégio dentro do assentamento, abertura e adequação de estradas para o transporte escolar.

A mobilização acontece durante todo o dia de hoje (20/2), em frente ao Núcleo Regional de Educação, no centro de Ivaiporã. Cerca de 750 alunos estão sem aula. A escola do assentamento se encontra em péssimas condições, faltam salas de aulas e estradas para o transporte dos estudantes.

O Assentamento conta hoje com uma escola municipal e outra estadual, com ensino fundamental e médio. As famílias cobram do Estado a construção de um Colégio, para a melhoria da infra-estrutura e adequação das escolas existentes.

Eles reclamam ainda, da lentidão por parte do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) e da Prefeitura de Jardim Alegre, em fazer a adequação das estradas existentes e a abertura de novas. O prefeito Mauro Oriane, alega não ter máquinas para o trabalho. O PDA (Plano de Desenvolvimento do Assentamento) prevê a abertura de 150 km de estradas.

São necessários seis ônibus para o deslocamento de todos os estudantes, rodando em média 840 km, por dia. Na situação atual, os pais reclamam que as estradas não oferecem segurança para o transporte.

O Assentamento 8 de abril tem tem 14 mil hectares, o que corresponde a 40% da área do município. O local conta com uma grande produção de alimentos. Para a safra de verão/2008 a estimava é de colher 250 mil sacas de milho, 35 mil sacas de feijão, além disso, são produzidos em média 60 mil litros de leite por mês.