Via campesina faz ato no consulado da Suíça no Rio

Nesta sexta-feira, as Mulheres da Via Campesina realizam ato contra a transnacional Syngenta Seeds, no Consulado da Suíça no Rio de Janeiro. O Ato está marcado para as 10h30min da manhã.

A mobilização faz parte da Jornada de Luta das Mulheres da Via Campesina, em comemoração ao dia 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Com o tema “Mulheres Camponesas pela vida e contra o Agronegócio e as Transnacionais”, agricultoras de todo o Brasil estão se mobilizando e
reafirmando seu papel como protagonistas na luta contra todo o tipo de exploração e opressão.

A transnacional Syngenta Seeds vem praticando crimes ambientais e de violência à vida. Em outubro de 2006 foi assassinado o militante do MST, Valmir Mota, pela empresa NS Segurança, contratada pela transnacional, durante a ocupação de uma área da empresa. Ainda, a Syngenta Seeds tem desenvolvido experimentos transgênicos em Zonas de Amortecimento no
Paraná.

As mulheres farão um dos seus protestos no consulado da Suíça, país sede desta empresa transnacional. A proposta é entregar uma carta ao Cônsul, exigindo do Governo Suíço que tome atitudes em relação a esta empresa, sendo responsabilizada pelo ato de violência, crimes ambientais e o apoio na desapropriação da terra onde houve o conflito.

Por todo o país, as mulheres da Via Campesina seguem realizando ações durante a Jornada de Lutas para mostrar à sociedade a existência de um projeto alternativo de agricultura, baseado na produção familiar para o mercado interno, que respeite a biodiversidade.