Sem Terra da Bahia ocupam Secretaria da Agricultura

Hoje pela manhã cerca de três mil companheiros e companheiras ocuparam a Seagri (Secretaria da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária do Estado da Bahia), para reivindicar o cumprimento de pautas negociadas e aprovadas pelo Governo Estadual no ano passado, fruto da grande marcha que os movimentos fizeram de Feria de Santana a Salvador, com mais de cinco mil trabalhadores e trabalhadoras.

Cerca de 70% da pauta aprovada durante a marcha não foi comprida pelo governo, como a construção e recuperação de todas as casas dos assentamentos do MST e do CETA (Coordenação Estadual de Trabalhadores Assentados e Acampados). “Só sairemos daqui com a vitória” diz a militante do MST Auziria, do assentamento Nova Panema, em São Sebastião do Passé. “Chega de enrolação desse povo, marchei descalça de Fira de Santana a Salvador, estamos dispostas a ir até as últimas conseqüências”, reforça. A direção dos Movimentos está tentado fechar uma audiência com o Governador Jacques Wagner para hoje à tarde.

No sábado (8/3) cerca de 350 mulheres que participavam do 8ª Acampamento das Trabalhadoras Rurais e Indígenas tomaram as ruas de Salvador. No domingo foram realizadas diversas oficinas no acampamento: capoeira, samba de roda, artesanato, renda no fundo de quintal e contadoras de história.

À noite, houve o encerramento do acampamento, em seguida duas mil mulheres do MST e da CETA ocuparam o Incra (Instituto de Colonizaçõa e Reforma Agrária), massificando a ocupação que foi realizada dia 6/3. De lá, as trabalhadoras seguiram para a Seagri.

As ações fazem parte da Jornada de Lutas das Mulheres Sem Terra. Leia mais no Especial 8 de Março.