Agronegócio será financiado pelo Banco do Brasil
O Banco do Brasil planeja participar do capital de empresas do agronegócio. A afirmação foi feita pelo próprio diretor de agronegócio do banco. A instituição tem interesse em se associar aos grandes produtores que pretendem criar empresas, sobretudo no Mato Grosso (MT). Entre os grupos visados pelo Banco do Brasil, destaca-se o grupo Vanguarda, dono de 220 mil hectares de terra e 180 mil cabeças de gado no estado do MT. O Vanguarda faturou R$ 365 milhões em 2007.
O popularmente conhecido como BB já é o maior financiador do país de empresas do setor rural. Um terço das operações da instituição são destinadas para essa área. Os beneficiários normalmente são grupos transnacionais, constantemente denunciados por movimentos sociais e entidades civis por destruírem o meio ambiente, prejudicar comunidades interioranas e enviar grande parte de seu lucro para o exterior.
Em 2007, o banco emprestou cerca de R$ 7 bilhões para 13 grupos econômicos. Dentre eles, destacam-se a Cargill, a Bunge, a Votorantim, Vale, Aracruz Celulose, Bayer e Souza Cruz.