Sem Terra ocupam fazenda de 4 mil hectares do governo em Roraima

Quinhentos trabalhadores rurais do MST ocuparam na manhã de sexta-feira um fazenda de 4.000 mil hectares na região do Bom Entento, localizada a 28 quilômetros de Boa Vista, na vicinal de mesmo nome, com acesso pela BR 174, sentido Norte. A fazenda pertence ao governo federal.

Os trabalhadores já montaram barracas e pretendem ficar até que as reivindicações por melhores estruturas nas vicinais sejam atendidas pelos governos. “Vamos ficar por tempo indeterminado. Pelo menos até conseguirmos infra-estrutura em outros assentamentos”, afirmou o integrante da coordenação do MST, Ezequias David.

A escolha do local foi motivada pela proximidade com a capital e pelas condições de beneficiamento da área. “Já estamos fazendo um estudo de viabilidade de produção e na próxima semana vamos começar a plantação de macaxeira, tomate, entre outras sementes”.

As famílias reclamam por mais terras para a Reforma Agrária em Roraima e melhor estrutura física, educacional e de saúde nos Projetos de Assentamentos criados pelo Incra no Estado. “Buscamos outras áreas porque o Incra não dispõe de condições básicas para cumprir seu papel de gestor dos projetos de assentamentos, nem oferece condições de infra-estrutura para as famílias”, reclamou.

(com informações de Leandro Freitas)