Líder dos arrozeiros é preso em Roraima
O líder dos arrozeiros, Paulo César Quartieiro, foi preso nesta terça-feira (06/05). Ele é o atual prefeito da cidade de Pacaraima, em Roraima, e chefe dos funcionários que entraram em confronto com indígenas da reserva Raposa Serra do Sol, localizada no mesmo estado.
Na manhã de segunda-feira (05/05), os funcionários de Quartieiro balearam dez indígenas, deixando um gravemente ferido. A tensão na região se deve a não-retirada dos arrozeiros que estão na reserva homologada em 2005, pelo presidente Lula e pertencente aos 18 mil índios que vivem na Raposa Serra do Sol.
A Polícia Federal foi a responsável pela prisão do proprietário. A assessoria de imprensa da PF informou que o ruralista teria sido preso em flagrante por porte ilegal de armas.
Quartiero lidera o movimento de resistência à retirada de não-indígenas da reserva. Já o conflito recente é resultado da operação conhecida como Upatakon 3 que tinha como objetivo a retirada dos arrozeiros da região. A missão foi interrompida depois de uma decisão do Supremo Tribunal Federal.
A resistência dos arrozeiros na região e a suspensão da medida de retirada dos mesmos estão relacionadas fatores político-econômicos. Os arrozeiros respondem por quase 6% da economia do estado de Roraima.