Livro aborda malefícios causados por transgênicos
Nesta sexta-feira (06/06), a Editora Expressão Popular e o Instituto Rosa Luxemburgo realizam o debate de lançamento do livro Transgênicos: as sementes do mal – a silenciosa contaminação dos solos e alimentos.
O atividade acontecerá na sede do Instituto*, às 10h, e contará com a presença de Antônio Inácio Andrioli, um dos autores do livro, de representantes do MST e da AAO (Associação de Agricultura Orgânica).
Através de uma coletânea de textos, Antônio Andrioli e Richard Fuchs abordam os impactos sociais, econômicos e ambientais do cultivo de alimentos transgênicos.
O livro apresenta diversas denúncias relacionadas aos transgênicos, como a de um agricultor alemão que plantou em sua propriedade o milho BT 176, da empresa Syngenta, e após tratar os seus animais com o milho transgênico, eles morreram.
Transgênicos: as sementes do mal também evoca o debate sobre os defensores dos transgênicos, os quais afirmam que as sementes não têm riscos. Estes, ao mesmo tempo, impedem que a população saiba quais os produtos que contêm transgenia, pois as embalagens ainda não apresentam a rotulagem. Segundo Antônio, a liberação é forçada pelas multinacionais, através do lobby sobre o parlamento e o governo brasileiro, igual ao que as empresas fazem em todo o mundo.
* O Instituto Rosa Luxemburgo fica na rua Ferreira Araujo, n° 36, no Alto de Pinheiros, em São Paulo.