Famílias celebram resultados do projeto Doação Simultânea

Neste sábado, dia 21 de junho, as famílias das Comunas Olga Benário e Manoel Neto, de Taubaté, interior de São Paulo, celebram a primeira colheita do projeto Doação Simultânea. Desenvolvido pelo MST em parceria com a Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) em diversas regiões do país, ele incentiva a produção de hortas de alimentos em assentamentos.

A colheita, além de se concretizar em um grande estímulo para a produção, destinará alimentos para 16 entidades beneficentes da região. A atividade acontecerá na Comuna Manoel Neto, às 14h.

O projeto teve início no Vale do Paraíba, região das Comunas, em janeiro de 2008 para contribuir com o aumento da diversificação do cultivo de alimentos e da preservação do meio-ambiente, devido a sua produção diferenciada.

Outro fator positivo é que as famílias recebem um preço justo pela parte da produção que vendem, ajustado de acordo com o valor do dia determinado no Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo). O plantio, que é realizado por 86 famílias, tem como destaque as hortaliças. Somente no estado de São Paulo, cerca de 14 mil pessoas se beneficiam diretamente com o Doação Simultânea.

Ainda assim, tais conquistas são alcançadas a duras penas. Para garantir que outras edições de projetos como esse sejam realizadas em todo o país, é necessária a ampliação do orçamento do órgão em cerca de R$ 1 bilhão. E para que gerem frutos ainda melhores, é necessário que o investimento tenha como companhia o desenvolvimento de programas de assistência técnica e de agroindústria. Assim, seriam criadas as condições para beneficias, conservar e armazenar os alimentos produzidos.