MST faz homenagem a Niemeyer

Relembrando momentos de sua história de vida, com uma lucidez muito viva. Assim Oscar Niemeyer recebeu, no dia 2 de setembro, uma homenagem do MST pelos seus 100 anos de vida e luta.

Foi entregue ao professor, como é chamado pelo seu exemplo de vida, um quadro pintado pelos artistas plásticos do Coletivo de Cultura do MST, que estudam artes na Universidade Federal do Piauí. Ao recebê-lo, Niemeyer fez referência à juventude brasileira, que para ele “não quer saber de mais nada na vida, além do mercado de trabalho.” Ainda complementou: “a juventude, hoje, não está preparada para pensar a sociedade, não querem saber de lutar para transformar a realidade. Precisamos acabar com o capitalismo, pois ele esta acabando com a gente”.

O quadro, que mede cerca de 1.5x1m, foi produzido coletivamente durante quase um mês e traz elementos da luta pela terra e pelo internacionalismo, retratando obras de Niemeyer. Ainda, seu acabamento foi feito com terra, mesclando elementos de sua arquitetura com a natureza e simbologias da luta pela transformação social.

O que fica para nós é o exemplo de vida deste revolucionário, que aos 100 anos de vida não abre mão de sua perspectiva política e nos fortalece para seguirmos lutando rumo a uma sociedade mais justa e igualitária.