1.236 Sem Terra são alfabetizados no Maranhão
Durante os dias 9 e 11 de setembro foi realizado no auditório do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) em São Luís o seminário final de avaliação desta que foi a primeira etapa do projeto de alfabetização.
Fruto de uma parceria entre o Governo do Estado do Maranhão e a Aesca (Associação de Cooperação Agrícola), o projeto é responsável pela alfabetização de 1.236 jovens e adultos das áreas de Reforma Agrária do Estado, por meio da adaptação do método cubano Sim, eu posso!.
Na quinta-feira (11/9) os trabalhadores participaram do Ato Político pela Superação do Analfabetismo no Maranhão, no Palácio Henrique de La Rocque, Sede do Governo do Estado. Na ocasião, o governador Jackson Lago se comprometeu a trabalhar pelo fim do analfabetismo no Estado.
“Hoje, o MST traz aqui a constatação de que podemos transformar essa realidade”, ressaltou o governador referindo-se à realidade da educação no Maranhão. O integrante da coordenação nacional do movimento, João Pedro Stedile, também esteve presente e observou a importância de Governo e Movimentos Sociais estarem juntos no combate as exclusões sociais.
A primeira etapa do programa atingiu dados positivos: 80% dos matriculados foram alfabetizados. Para o professor Rodolfo Cruz, um dos educadores cubanos que acompanham a execução do programa, além da alfabetização destes educandos muitos outros trabalhadores se somaram neste processo para que ele fosse concluído com êxito, “se formou um verdadeiro exercito de educadores que teram o compromisso de multiplicar estes números”, conclui.
Entre os alfabetizados está a lavradora Dionicia Rodrigues da Cruz, de 71 anos. “Eu não imaginava que aprenderia a ler e escrever, mas o MST me deu este desafio e eu nesta idade, mesmo chegando cansada da roça, ainda ia para a aula e aprendi. Agora eu vejo que sem saber ler eu não enxergava o mundo direito”, disse orgulhosa Dona Dió, como é carinhosamente chamada pela militância do MST.
O ato pela superação do analfabetismo, que encerrou o seminário, lotou o auditório do palácio e contou com a participação de um representante de Cuba, Eduardo Rodrigues, que é coordenador dos monitores cubanos que acompanham o projeto Sim eu posso! por outros estados do País. O evento também contou com a participação dos secretários Lourenço Viera da Silva (Educação) e Domingos Paz (Agricultura), do deputado estadual Valdinar Barros, do superintendente do Incra, Benedito Terceiro, e cerca de 400 educadores do programa.
Em um dos momentos mais importantes da solenidade a atriz Tuca Moraes, que enterpreta a professora Ângela nas novelas educadoras do programa, recitou a Carta das Mães Sem Terra deixando todos os participantes emocionados.