Um jovem e sábio poeta Sem Terra completa 100 anos

Neste sábado (11/10) será comemorado o aniversário do poeta Seu Luiz. Na verdade, o aniversário dele acontece na sexta, mas a grande festa vai acontecer um dia depois, em Coroados, na região de Araçatuba, interior de São Paulo. Luiz Beltrame de Castro completará seus 100 anos, já que nasceu em 10 de outubro de 1908.

Foi lá no município de Parnamirim, no Estado da Bahia, que a história desse sábio militante-poeta teve início. Seu nome vem da homenagem ao Santo Beltrão, uma vez que em sua família já existia um Luiz, era preciso diferenciar. Não chegou a frequentar escola, mas aos 14 anos teve a chance de aprender com o pai a ler e a escrever.

Veio da Bahia para São Paulo em busca de trabalho, mais especificamente em Ribeirão Preto. O serviço era a lavoura de cana-de-açúcar, que ocupava seu tempo “todos os dias e sábado até o meio dia”, confessa Seu Luiz. O domingo era dia santo e todos descansavam. Ele se casou aos 23 anos com dona Avelina Angélica de Castro e com ela teve oito filhos. Aos 60 anos, o poeta ficou viúvo e nunca mais se casou.

Seu Luiz passou a ter mais interesse pela questão da Reforma Agrária na época do presidente João Goulart. “Achei a linha para o Brasil melhorar, que é o MST”, disse em uma entrevista feita há tempos atrás. Participou de várias caminhadas, entre elas a Marcha Nacional por Reforma Agrária, Emprego e Justiça, que em 97 seguiu de São Paulo a Brasília, em homenagem aos 19 camponeses mortos em Eldorado dos Carajás (PA).

“No dia 10 de outubro/ É a data em que eu nasci/ Dou mil graças a Deus/ a esses anos que vivi”. Essa poesia é do livro que Seu Luiz lançou com seus textos em 2002, intitulado “Sonho com a terra”. Essa e outras poesias e prosas farão também parte da celebração deste sábado. Um segundo livro do militante-poeta está para ser lançado no ano que vem.