Monsanto também quer plantar cana no Brasil
A transnacional estadunidense Monsanto começou a investir no mercado de cana-de-açúcar. A empresa anunciou, nesta terça-feira (4/11), a compra de duas empresas de biotecnologia do Grupo Votorantin que atuam no fornecimento e melhoramento genético de cana-de-açúcar. As empresas Canavialis e a Alellyx foram compradas por aproximadamente US$ 290 milhões, o equivalente a R$ 630 milhões.
Em uma nota divulgada pela transnacional ficou clara a existência de uma cobiça do agronegócio pelas terras brasileiras. Segundo a empresa, o clima tropical do Brasil é perfeito para o cultivo de cana. A transnacional lembra que o país concentra um terço dos 50 milhões de hectares de cana plantados no mundo.
Porém os lucros do plantio de cana também representam riscos ao meio ambiente, já que as extensas plantações no Brasil são responsáveis pela degradação do solo, pelo desmatamento em grande parte da Amazônia e, a médio prazo, contribuirão também com o acirramento da crise dos alimentos. Em São Paulo, por exemplo, as plantações de cana destinadas para a produção de etanol já ocupam 70% das terras agriculturáveis do estado, substituindo lavouras de alimentos como o feijão.
Em 2007 a Monsanto fez uma parceria com outras duas empresas para produzir cana transgênica, que sejam tolerantes a herbicidas. A comercialização deve começar em cinco anos. A multinacional suíça Syngenta Seeds também anunciou na última semana a entrada no mercado de comercialização de cana-de-açúcar.
(Com informações da Rádio Agência NP)