Prefeito de Felisburgo pede justiça ao Presidente Lula

Nesta semana, o recém eleito prefeito de Felisburgo, Jânio Wilton Murta Pinto Coelho, redigiu uma carta ao Presidente Lula, na qual manifesta apoio às famílias acampadas na fazenda Nova Alegria e pede justiça às vítimas do Massacre de Felisburgo.

É nessa fazenda que está o acampamento Terra Prometida, que em 2004 foi atacado pelo fazendeiro Adriano Chafik Luedy e seus jagunços, responsáveis pela morte de cinco pessoas. Mesmo sendo réu-confesso, Chafik ainda está em liberdade. As viúvas e famílias das vítimas não foram indenizadas e a luta pela posse da terra persiste.

Leia a seguir a carta do Prefeito de Felisburgo:

Exmo. Senhor Presidente,

Apraz-nos comparecer à respeitosa presença de V. Exa. para manifestar nosso apoio às famílias dos assentados da Fazenda Nova Alegria, no Município de Felisburgo – Vale do Jequitinhonha – Minas Gerais.

Felisburgo é uma cidade localizada no Baixo Jequitinhonha, Região do Semi-Árido, que possui forte potencial para a atividade agrícola, sobretudo familiar, tendo hoje como maiores entraves a concentração de terras e a falta de recursos e investimentos no setor agro-econômico.

Iniciada em maio de 2002, a luta das famílias, agora sobreviventes do massacre de 20 de novembro de 2004, já se arrasta por 06 (seis) anos e até o momento não se chegou à qualquer solução que possa retirar essa gente da condição de miséria a que estão submetidas.

È imperiosa a intervenção de V. Exa. no sentido de promover a justiça em favor desse povo, pois além de até hoje não possuírem a terra para trabalho, sofrem também com a impunidade que beneficia o mandante e os pistoleiros que covardemente promoveram uma das maiores chacinas contra trabalhadores sem-terra da história recente do Brasil.

Felisburgo vive hoje um novo tempo, tempo de construir uma realidade de justiça social e concretização das lutas de nosso povo. Nas eleições de 05 de outubro as forças populares consolidaram uma vitória há muito desejada, depois de anos de luta, o povo venceu.

Contudo essa vitória para se traduzir em efetiva possibilidade de mudança na realidade social das pessoas, tem como maior necessidade receber o apoio do Governo Federal no sentido de oferecer respaldo e recursos para a realização dos projetos fundamentais para atender às fortes demandas sociais e de infra-estrutura de nossa terra.

Assim, certo de contarmos com a atenção e apoio de V. Exa. agradecemos antecipadamente.

Felisburgo 23 de novembro de 2008.

Jânio Wilton Murta Pinto Coelho – Prefeito Eleito – PSC-PT-PSL

Franklin Canguçu de Carvalho – Vice-Prefeito Eleito – PSC-PT-PSL