MST inicia marcha rumo a assentamento em São Gabriel

Uma marcha em direção a São Gabriel marca a conquista do mais recente assentamento das famílias do Movimento Sem Terra no Rio Grande do Sul. Na manhã desta terça-feira (16/12), os trabalhadores partiram de Nova Margarida do Sul em direção ao novo assentamento na Estância do Céu. A escolha do local de partida é simbólica: foi em Santa Margarida do Sul que, em 2003, o MST foi impedido de prosseguir marchando para São Gabriel.

A área do assentamento faz parte do complexo Southall, que teve sua desapropriação decretada em 2003. Porém, o Supremo Tribunal Federal impediu que este território equivalente a área de 133 municípios gaúchos e afundado dívidas com bancos públicos fosse desapropriado. Na época, os ruralistas da região, que já haviam ameaçado uma vistoria das terras com seqüestros e bloqueios, distribuíram um panfleto incitando a violência contra os trabalhadores, sugerindo o uso de veneno e armas de fogo contra os acampados.

Cinco anos depois, parte da área é agora desapropriada e, junto com outros novos assentamentos na região, irá assentar mais de 600 famílias, gerando 1800 empregos diretos e injetando cerca de R$20 milhões na economia da região.

A Marcha deve chegar no novo assentamento na quinta-feira (18/12), pela manhã. A seguir veja alguns retratos dessa vitória.