Senador defende infra-estrutura para assentamentos

Do AquidauanaNews

O senador Delcídio do Amaral (PT/MS) participou da entrega de 736 lotes do projeto de reforma agrária na fazenda Santo Antônio, em Itaquiraí, na região do Cone-Sul de Mato Grosso do Sul, e voltou a defender a ação de políticas voltadas para a infra-estrutura dos assentamentos, no sábado (18/4).

As 736 famílias coordenadas pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) e CUT (Central Única dos Trabalhadores), contempladas com lotes na fazenda Santo Antonio, vão se juntar as 598 que já viviam na área, totalizando 1.234 famílias distribuídas em 16 mil hectares.

“Não adianta apenas o lote. É preciso infraestrutura, como escola, energia elétrica, assistência técnica e condições de comercialização e escoamento da produção dos assentados. Essa tem sido uma luta minha em Brasília e vou continuar trabalhando nesse sentido, porque entendo que a reforma agrária é importante para o desenvolvimento do país, mas sem infraestrutura nos assentamentos não conseguiremos fazer com que a reforma agrária funcione”, declarou o senador.

Delcídio disse que a implantação de infraestrutura nos assentamentos vai ser fundamental, inclusive, para desestimular a venda de lotes por parte dos assentados.

“A venda de lote só enfraquece o movimento e fortalece quem é contra a reforma agrária”, declarou o senador, destacado pela prefeita Sandra Cassone, como um parceiro de Itaquiraí na viabilização, junto ao Ministério do Desenvolvimento Agrário e da Funasa, de projetos de distribuição de água para cerca de 1.700 famílias em oito assentamentos do município.

O evento na fazenda Santo Antonio reuniu vários prefeitos da região, como a prefeita de Itaquiraí, Sandra Cassone (PT), de Japorã, Rubens Freire Marinho (PT) e de Juti, Ricardo Justino Lopes (PSDB), além de vereadores, o senador Valter Pereira(PMDB), o deputado estadual Pedro Teruel (PT) e o deputado federal Antonio Carlos Biffi (PT/MS).