Retorno dos Sarney traz ameaças de despejos a acampados do MA

Ocupando os 1.300 hectares da Fazenda Arizona desde julho de 2008, no município de Ribamar Fiquene, as 150 famílias do acampamento Salete Moreno sofrem com mais uma ameaça de despejo.

Notificadas pela Justiça do estado nesta terça-feira (19/5), as famílias têm até o dia 23/5 para desocuparem da área, ou do contrário será utilizada a força policial. A situação vivida pelas famílias já é bastante complicada, pois as chuvas destruíram cerca de 150 hectares de arroz e milho que estavam sendo colhidos, além do próprio acampamento, desabrigando os trabalhadores. Para completar, há quase um ano as famílias não recebem cestas básicas e o plantio que as enchentes que assolaram o estado não atingingiram não será colhido devido o despejo.

O MST ainda tenta recorrer da decisão judicial, mas possivelmente as famílias enfrentarão o terceiro despejo de suas vidas. O atual Secretário de Segurança, Raimundo Soares Cutrim, nomeado por Roseana Sarney, é velho inimigo dos movimentos sociais.

No estado tem hoje 18 acampamentos organizados pelo MST, onde estão quase 3 mil famílias acampadas, todas produzindo nas áreas ocupadas.