Pequenos agricultores se reúnem com presidente do Senado

Integrantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), que nesta semana realizam sua Jornada Nacional de Luta Camponesa, reúnem-se na manhã desta quinta-feira (21/5) com o presidente do Senado Federal, José Sarney, em Brasília.

Na audiência, que tem início às 11h30 na presidência do Senado, os camponeses pretendem apresentar suas expectativas e preocupações em relação a matérias que interessam aos pequenos agricultores e estão prestes a ser votadas na Casa, como as Medidas Provisórias 455, que define recursos da alimentação escolar para estados e municípios (o movimento defende a inclusão de alimentos advindos da pequena agricultura na merenda escolar), e 458, que trata da regularização de terras na Amazônia.

A reunião integra uma agenda que incluiu audiências com o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) e Guilherme Cassel (Desenvolvimento Agrário), além de representantes de outros órgãos federais, realizadas desde segunda-feira (19/5) na capital federal.

Nesta semana, cerca de 20 mil camponeses do MPA estão mobilizados em 13 estados brasileiros. Com o apoio de outros movimentos que integram a Via Campesina e de movimentos sociais e sindicais urbanos, os manifestantes reivindicam crédito para a produção de alimentos, assistência técnica, educação e moradia, entre outros pontos.

“As recentes enchentes no Nordeste e a seca no Sul nos levam a discutir com o poder público uma transformação na política econômica e no modelo agrícola, voltada a garantir as necessidades básicas do povo brasileiro, a Soberania Nacional e nosso desenvolvimento como Nação. Para isso, é preciso preservar os biomas, os ecossistemas e a integridade das comunidades camponesas, gerando renda, emprego e dignidade no campo e na cidade”, afirma Maria Costa, integrante da coordenação do MPA.

Após a audiência no Senado, os pequenos agricultores farão um balanço à imprensa sobre as mobilizações e avanços conquistados com a Jornada, que termina nesta quinta.