Educandos do Mato Grosso se mobilizam pelo Pronera
Educandos do Curso de Agronomia dos Movimentos Sociais do Campo (Camosc) do Mato Grosso estão mobilizados numa vigília em frente ao Incra, em Cuiabá (MT). No início da tarde, será realizado um ato público com as entidades parceiras, cobrando a recomposição do orçamento do Pronera, a concessão de bolsas a educandos e alunos, e a assinatura de novos convênios.
“Atualmente no Mato Grosso temos apenas esse curso de graduação, que reúne 49 educandos da região Centro-Oeste. Mas há projetos para outros quatro cursos – de pedagogia, economia, agronomia e nível médio – para contemplar a população assentada. Há uma demanda muito grande nos assentamentos, especialmente para os cursos de nível médio”, explica Jair Oliveira Chaves, coordenador do Camosc.
Os educandos protestam ainda para a liberação da verba para a realização do 8º módulo do curso. Ao todo, o curso de graduação compreende 10 etapas, em regime de alternância.
A ação no Mato Grosso integra a Jornada Nacional de Lutas em defesa da Educação e do Pronera, que acontece hoje e amanhã em várias cidades do país.