Governador de Pernambuco se encontra com MST

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, encontra-se amanhã (11/8), às 10h, com uma comissão da Direção Estadual do MST. A comissão entregará ao Governador uma ampla pauta de reivindicações fundamentais para a realização da Reforma Agrária no Estado.

O Governador de Pernambuco, Eduardo Campos, encontra-se amanhã (11/8), às 10h, com uma comissão da Direção Estadual do MST. A comissão entregará ao Governador uma ampla pauta de reivindicações fundamentais para a realização da Reforma Agrária no Estado.

Entre as reivindicações está o assentamento das mais de 20 mil famílias Sem Terra acampadas em todo o Estado; a desapropriação de todas as áreas de empresas e de latifúndios que são devedores; desapropriação de áreas de conflito iminente e próximas a centros urbanos, que não cumprem suas funções sociais; investimentos para a produção e comercialização dos produtos dos assentamentos e acampamentos da Reforma Agrária; e investimento em infra-estrutura, educação e saúde para as áreas de Reforma Agrária.

Os dirigentes do MST apresentarão ao Governador ainda a questão da crescente violência no campo, que recentemente vitimou cinco trabalhadores Sem Terra, em uma chacina ocorrida no ultimo mês no agreste Pernambucano.

A audiência com o governador é fruto da Marcha Estadual em Defesa da Reforma Agrária e contra a Crise, que teve início no domingo (9/8), na cidade de Pombos, com 2.500 trabalhadores rurais Sem Terra de todo o Estado de Pernambuco. A marcha chega a Recife na quarta-feira, 12/8.

Sem Terra iniciam terceiro dia de marcha em Pernambuco

No primeiro dia da Marcha Estadual em Defesa da Reforma Agrária, 2.500 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra de Pernambuco caminharam 12 km da cidade de Pombos, no Agreste Pernambucano, até o município de Vitoria de Santo Antão. Na chegada a Vitoria, foi realizado um ato público no centro da cidade com panfletagem e exposição de fotos dos 25 anos do MST.

O Deputado Federal Paulo Rubem acompanhou toda a marcha desde a saída de Pombos. Durante a tarde de ontem, os camponeses participaram de estudos sobre a conjuntura agrária. Eles passaram a noite em Vitória e hoje seguem para o município de Moreno, com uma parada para almoço no distrito de Bonança.

Abertura da Marcha une trabalhadores do campo e da cidade

O Ato de abertura da marcha que aconteceu no domingo (9/8) à noite, no ginásio de esportes de Pombos, simbolizou a unidade da classe trabalhadora do campo e da cidade, unidade que permeará toda a mobilização, culminando no ato unificado de luta contra a crise, no dia 14/8, em Recife.

Estiveram presentes representantes da Federação Única dos Petroleiros (FUP), da Central Única dos Trabalhadores (CUT), da Conlutas, da Associação Nacional dos Docentes (Andes), alem do Secretaria de Esportes de Pernambuco, Nelson Pereira, da Prefeita de Pombos, Jane Povão, e de vereadores da cidade.

EM PETROLINA, SEM TERRA OCUPAM SEDE DO INCRA

Ao mesmo tempo em que a marcha deixava Pombos, cerca de 150 familias do MST ocupavam a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) de Petrolina, Sertão do Estado. A ocupação tem como objetivo fortalecer as reivindicações da marcha estadual e pressionar o superintendente do Incra, Emerson Jocaste, para que encontre os Sem Terra em Recife, no dia 12/8. As famílias permanecerão no Incra por tempo indeterminado.

Jornada Nacional

A marcha em Pernambuco acontece ao mesmo tempo em que mais de 3 mil trabalhadores e trabalhadoras do MST e movimentos da Via Campesina estão mobilizados em um grande acampamento nacional em Brasília, dos dias 10 a 21/8. O acampamento em Brasilia, a marcha em Pernambuco, assim como outras mobilizações que acontecem em todos os estados do país, fazem parte da Jornada Nacional de Luta em defesa da Reforma Agrária e contra a Crise. As mobilizações unirão luta, estudo e diálogo com a sociedade, no sentido de reafirmar a necessidade – e legitimidade – da efetivação de um programa de Reforma Agrária massivo e popular para o país e denunciar as conseqüência da crise para a classe trabalhadora rural e urbana.

Programação desta terça-feira (11/8):

7h: saída de Vitoria para Bonança.
12h: almoço e ato publico em Bonança
14h: caminhada de Bonança a Moreno. Ato ao passar no local do assassinato dos companheiros Josias e Samuel.
Noite (Moreno): Ato Público, exposições de fotos e vídeos no centro da cidade.