Monsanto aumenta royalties da soja
A Monsanto anunciou aumento de 27% no valor das royalties cobrados em cada saca de semente de soja geneticamente modificada para 2009/10. Em vista disso, os produtores do Mato Grosso, maior produtor de soja no país, ameaçam questionar na Justiça o aumento.
Com o aumento da cobrança de sementes transgênicas, a transnacional deverá arrecadar R$ 20 milhões com royalties apenas no Estado do Mato Grosso, na safra de 2009/10.
Além da soja, a Monsanto avisou também que elevará a taxa tecnológica cobrada pelo milho transgênico resistente a insetos, mas sem informar o valor. No entanto, alguns agricultores já não enxergam grandes atrativos econômicos nas sementes geneticamente alteradas. Para eles, a propagação do uso se deu pelo manejo mais fácil, e não pela redução de custos.
No entanto, representantes da federação estadual da Agricultura (Famato), acreditam que a Monsanto deva voltar a negociar com os agricultores. A transnacional possui um acordo com os produtores, que inclui cobrança de 2% sobre o valor da produção em caso de não pagamento dos royalties das sementes. Se o agricultor declarar não produzir transgênicos e um teste confirmar a transgenia, a multa sobe para 3%.
A empresa Monsanto, detentora da patente da tecnologia transgênica na soja, deve registrar um aumento de até R$ 20 milhões na arrecadação com royalties no Estado do Mato Grosso.
(Com informações do Valor Econômico)