MMC celebra 20 anos de luta

Cerca de 500 agricultoras de todo o Rio Grande do Sul participam neste final de semana, em Palmeira das Missões, das comemorações dos 20 anos do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). As atividades acontecem no Parque de Exposições do município. No sábado, a programação conta com painéis de debate que resgatam a trajetória de luta do MMC, realidade da agricultura camponesa e das mulheres no campo. Às 18h, será assinado o convênio do projeto "Cantando as Diferenças", entre o senador Paulo Paim, Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões e MMC.

Cerca de 500 agricultoras de todo o Rio Grande do Sul participam neste final de semana, em Palmeira das Missões, das comemorações dos 20 anos do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC). As atividades acontecem no Parque
de Exposições do município.

No sábado, a programação conta com painéis de debate que resgatam a trajetória de luta do MMC, realidade da agricultura camponesa e das mulheres no campo. Às 18h, será assinado o convênio do projeto “Cantando as Diferenças”, entre o senador Paulo Paim, Prefeitura Municipal de Palmeira das Missões e MMC.

No Domingo, será realizada uma feira de produtos da agricultura camponesa. O funcionamento da feira é das 10h às 15h e será aberta a todo o público, com entrada franca.

A coordenadora estadual do MMC Luci Piovesan destaca, nestes 20 anos, entre muitas vitórias, a aposentadoria rural, o reconhecimento da profissão de agricultora, a licença-maternidade e o acesso a crédito. Para os próximos anos, o desafio está em desenvolver uma agricultura mais saudável e combater a violência e a opressão contra a mulher.

“As mulheres sempre fizeram essas lutas e tiveram essas conquistas, mas não foram somente para as mulheres. Essas lutas foram para que toda a família camponesa, homens, mulheres e jovens”, afirma.