MST é homenageado em Pernambuco
Na última quinta-feira (10/12), a cidade de Olinda concedeu ao MST, por meio da Câmara Municipal, a Medalha de Direitos Humanos Dom Helder Câmara.
Como dizia o Bispo dos Pobres Dom Helder,“é graça divina começar bem. Graça maior persistir na caminhada certa. Mas graça das graças é não desistir nunca.”
Com este espírito de comemoração de uma trajetória de 20 anos de luta por dignidade e emancipação humana, o MST é reconhecido como a organização popular que intercede na defesa da Reforma Agrária, expondo por meio desta bandeira de luta os direitos dos homens e mulheres que vivem no campo, sujeitos a violência e repressão por parte do modelo de agricultura imposto.
A cada ano a medalha é concedida a organizações, clérigos, intelectuais e personalidades que, por meio de suas atuações, contribuem para o avanço na defesa dos direitos humanos. Nesta edição, foram homenageados, além do MST, as entidades do Povo Xucuru de Ororubá, Creche Lar transitório de Christie, Dom Marcelo Carvalheira, Creche Criança do Reino, e a União Nacional dos Estudantes.
Para Jaime Amorim, integrante da coordenação nacional que recebeu medalha representando o Movimento,”esta homenagem demonstra a legitimidade da luta pela reforma agrária em nosso país”.