MST ocupa Incra em Pernambuco e monta acampamento com mais de mil trabalhadores
Na manhã de hoje, dia 17, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) ocupou a Superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) do Recife com mais de 1.000 trabalhadores rurais vindos de todos os acampamentos e assentamentos de Pernambuco.
As famílias ficarão acampadas no INCRA pelo menos até o próximo dia 23 de abril.
A abertura oficial do acampamento acontecerá hoje, às 16h. Será realizada uma cerimônia ecumênica em homenagem às vítimas do massacre de Eldorado dos Carajás, quando 19 trabalhadores Sem Terra foram assassinados pela polícia militar do Pará e logo após haverá um ato em comemoração ao Dia Internacional da Luta Camponesa e ao Dia Nacional de Luta por Reforma Agrária.
Durante toda essa semana os Sem Terra realizarão diversas atividades políticas, culturais e de solidariedade, como marchas na cidade, atos, mobilizações, debates, apresentações culturais e mutirões de solidariedade.
O Acampamento dá continuidade à Jornada Nacional de Lutas por Reforma Agrária, iniciada no último domingo (11). Desde o início da Jornada o MST já ocupou 23 latifúndios em Pernambuco, e já foram realizadas mais de 50 ações em todo o Brasil.
A Jornada é uma mobilização nacional, quando os trabalhadores rurais Sem Terra organizam ocupações de terra, marchas, acampamentos urbanos e atos em todos os estados do país para denunciar a lentidão do processo de Reforma Agrária, a impunidade dos crimes do latifúndio e a
criminalização dos Movimentos Sociais e das lutas por direitos. Por isso, o lema de Jornada desse ano é “LUTAR NÃO É CRIME”.