Homenagem da Câmara Municipal de Fortaleza ao Núcleo TRAMAS com a Medalha Chico Mendes
O Núcleo Trabalho, Meio Ambiente e Saúde para a Sustentabilidade (Tramas) será homenageado com a Medalha Ambientalista Chico Mendes.
A entrega será feita pela Câmara Municipal de Fortaleza em solenidade marcada para as 15h desta terça-feira, dia 1° de junho.
O Núcleo Tramas é coordenado pela médica e professora Raquel Maria Rigotto, do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da UFC. Ele foi criado em 1996 e funciona em articulação com outros departamentos acadêmicos da UFC, de outras universidades e com os movimentos sociais.
O núcleo ficou conhecido pela pesquisa realizada a pedido do Ministério público do Estado do Ceará para apurar as denúncias de contaminação do meio ambiente e da saúde da população atingida pela empresa produtora de agrotóxicos chamada de Nufarm na região da grande Fortaleza.
Assim como por um amplo projeto de pesquisa na região da Chapada do Apodi. São dois anos de estudo epidemiológico da população da região do Baixo Jaguaribe exposta à contaminação ambiental em área de uso de agrotóxicos utilizados por empresas de fruticultura irrigada.
Outro trabalho desenvolvido pelo grupo é a analise sobre as implicações socioambientais da cacinicultura para a saúde humana também na região do Baixo Jaguaribe.
Essas pesquisas ganharam notoriedade em todo país, especialmente nos meios de comunicação do Estado do Ceará pelas constatações envolvendo o modelo de desenvolvimento baseado no agronegócio e assumido pelo Governo do Ceará, que tem causado graves problemas sócio-ambientais e de saúde da
população cearense. Inclusive aumento de casos de cânceres e mortes por intoxicação de agrotóxicos no município de Limoeiro do Norte, Ceará.
Significado
O Núcleo Tramas tem dado uma grande contribuição aos movimentos sociais em todo Brasil ao trazer a análise cientifica dos problemas de saúde ambiental que tem se agravado com o uso dos agrotóxicos e pelo modelo de desenvolvimento chamado de agronegócio.
As pesquisas que o Núcleo tem desenvolvido comprovam as denuncias que os Movimentos sociais e
ambientais vêm chamando a atenção da sociedade á anos: esse modelo é insustentável tanto do ponto de vista ambiental quanto á ameaça á saúde da população.
Para os movimentos sociais, o compromisso do Tramas em defesa da justiça sócio-ambiental levando em consideração questões que são muito pertinentes ao nosso tempo como saúde ambiental, equidade de gênero, raça e etnia, faz dele um exemplo de organização que coloca a ciência em
defesa da vida e de valores humanistas.
O núcleo desenvolve uma ampla articulação em rede de diálogos com os movimentos sociais, compartilhando saberes entre a relação: trabalho, ambiente e saúde, tanto no campo teórico como na prática transformadora.
Dessa forma, pauta a luta por políticas publicas que garantam a sustentabilidade e o respeito ao meio ambiente e a promoção da saúde.
O Núcleo se caracteriza pela articulação entre a pesquisa acadêmica e os saberes populares dos grupos sociais que são atingidos por conflitos sociais desencadeados por grandes projetos de desenvolvimento que afetam sobretudo o campo brasileiro.
Essa análise das implicações desses projetos para o trabalho, o ambiente e a saúde se constitui em um grande marco de compromisso do núcleo com o futuro da terra, do meio ambiente e dos seres humanos.
O núcleo Tramas participa da FBOMS: Fórum Brasileiro de ONG e Movimentos Sociais para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, da Rede Brasileira de Justiça Ambiental – RBJA e com diversos movimentos sociais e ambientais, dentre eles a Via Campesina e o MST.
Por que para os Movimentos Sociais a homenagem da Câmara municipal de Fortaleza ao Núcleo Tramas com a Medalha Chico Mendes é tão importante?
Porque a homenagem acontece no contexto da efervescência política mundial ao redor do tema das mudanças climáticas, catástrofes ambientais interligados aos grandes projetos de desenvolvimento defendidos pelas empresas transnacionais e o capital financeiro internacional e que tem provocado sérios problemas ambientais.
Como forma de resistência, camponeses e ambientalistas de todo mundo forjam lutas sociais contra-hegemônicas em defesa da terra, das sementes, por reforma agrária e soberania alimentar, questionam o modelo devastador do meio ambiente e de culturas populares e propõe alternativas agroecologicas.
Nesse sentido, homenagear grupos e pessoas que doam suas vidas, seus conhecimentos e os colocam a serviço da humanidade, é uma forma de reconhecer publicamente a importância de grupos como o Tramas na luta por um novo modelo de desenvolvimento e de sociedade que respeita o ser
humano e o meio ambiente.
E uma das grandes aprendizagens dessa trama é o dialogo entre universidade e movimento social. A pesquisa nesse sentido desenvolve um papel fundamental de possibilitar a troca de diálogos entre a comunidade acadêmica e os movimentos sociais organizados. Unidos na construção de projetos e propostas mais integrados aos anseios populares, promovendo maior emancipação social e a possibilidade de produção de uma formação critica.
O núcleo Tramas propõe na sua forma de ser, o compromisso social de fazer com que a universidade esteja mais próxima das grandes questões sociais, propõe um novo jeito de produzir conhecimento que possibilite transformações econômicas, culturais ambientais e nas relações sociais porque dialoga com o saber popular e o saber científico ao mesmo tempo.
Para os movimentos sociais e ambientais, homenagear o Núcleo Tramas com a Medalha Chico Mendes é a forma mais bela de dar sentido á luta ambiental iniciada por Chico Mendes e continuada por movimentos ambientais de todo mundo.
A coerência entre o ser e o fazer, o respeito à vida a construção de uma consciência coletiva e a sustentabilidade humana, o exercício da cidadania, a dignidade do ser humano, o amor, a humildade, a
solidariedade e a cooperação entre os povos, são princípios e valores que aprendemos nesses anos de dialogo com o Tramas.
Por isso, com o Tramas, nós também dos movimentos sociais nos sentimos homenageados. E a forma de agradecer é lutando cotidianamente em defesa da terra, do ser humano e do meio ambiente.
Temos a certeza de que apenas a mobilização popular com a aliança entre o campo e a cidade pode garantir ao povo brasileiro e cearense condições para viver com dignidade.
E o Núcleo Tramas tem sido esse aliado da luta da classe trabalhadora. Sua coerência política e seu compromisso social com a luta dos trabalhadores fazem do Núcleo um exemplo de compromisso em defesa da terra e da vida humana e com o processo de transformação social do Brasil.
Parabéns ao Núcleo Tramas e todos os movimentos sociais e ambientais que ainda acreditam que a mudança é possível e necessária.
Por um projeto de agricultura baseado na produção e consumo que seja economicamente viável, ambientalmente correto e socialmente justo!