Congresso de camponeses começa na sexta-feira em Quito

Da Página do MST O 5º Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC) e da Via Campesina na América Latina, com a presença de 84 organizações campesinas de 18 países, com um total de 1200 delegados, acontece entre 8 e 16 de outubro, na cidade de Quito, no Equador. Para Luis Alberto Andrango, secretário-operativo da CLOC-Via Campesina, durante a realização do congresso haverá linhas de debate fundamentais sobre o contexto social e político da América Latina, que proporcionou transformações positivas no continente nos últimos anos.


Da Página do MST

O 5º Congresso da Coordenação Latino Americana de Organizações do Campo (CLOC) e da Via Campesina na América Latina, com a presença de 84 organizações campesinas de 18 países, com um total de 1200 delegados, acontece entre 8 e 16 de outubro, na cidade de Quito, no Equador.

Para Luis Alberto Andrango, secretário-operativo da CLOC-Via Campesina, durante a realização do congresso haverá linhas de debate fundamentais sobre o contexto social e político da América Latina, que proporcionou transformações positivas no continente nos últimos anos.

Andrango assinala ainda que, durante o desenvolvimento do congresso, serão debatidos temas como a Reforma Agrária, a mudança climática na perspectiva dos movimentos camponeses e o saque dos territórios promovido pelas transnacionais.

“É fundamental, neste momento, a formulação de uma proposta pelas organizações e uma discussão profunda do modelo de desenvolvimento dos povos. Além disso, outro elemento importante é a necessidade de debate sobre o rol de governos progressistas e populares e de esquerda e o papel das comunidades no continente.”

O 5º Congresso da CLOC–Via Campesina também discutirá um mecanismo de integração com a Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América (ALBA), com a perspectiva da construção de uma sociedade socialista.

O congresso tem como característica ser um encontro camponês e indígena, no qual será montado um Acampamento na Universidade Central.

A alimentação será fornecida pelos camponeses do Equador. Também no mês de outubro, Quito será sede do 4º Fórum Social Mundial de Migrações e do 10º Festival Internacional de Cinema e Vídeo dos Povos Indígenas.

Agenda
>>> 8 e 9 de outubro: III Assembléia Continental de Jovens
>>> 10 e 11 de outubro: IV Assembléia Continental de Mulheres
>>> 12 de outubro: Mobilização conjunta com o Fórum Mundial das Migrações e abertura do V Congresso da CLOC Via Campesina
>>> 13 ao 16 de outubro: Desenvolvimento do V Congresso da CLOC – Via Camponesa.