Lamentamos a morte de Derli e Isabel. A luta continua

 

 

 

 

A Direção Nacional do MST lamenta profundamente a morte dos companheiros Derli Cassali e Maria Izabel da Silva, militantes do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), em um acidente de carro na Bahia, neste sábado (30).

Derli e Isabel eram grandes lutadores do povo, defensores dos camponeses e da Reforma Agrária, na trincheira das lutas por grandes reformas estruturais para avançar na construção de um Brasil com justiça e igualdade.

A militância do MST se solidariza com as famílias dos companheiros que se foram e com a militância do MPA, que perderam dois companheiros que, com todo desprendimento, fizeram das suas vidas um instrumento de luta por um projeto popular para o Brasil.

Esperamos também que os outros companheiros que estão hospitalizados pelo acidente se recuperem e retornem o quanto antes para as famílias e para as atividades no movimento.

O nosso papel é continuar essa luta, que carrega a herança de todos os companheiros e companheiras que tombaram na caminhada, que terminará apenas quando derrotarmos o capitalismo e construirmos uma sociedade socialista.

Direção Nacional do MST

Abaixo, reproduzimos a nota ds Direção Nacional do MPA.

É com grande pesar que comunicamos que na madrugada de hoje (30 abril) um acidente de carro envolvendo cinco dirigentes do Movimento dos Pequenos Agricultores – MPA, na cidade de Seabra (BA), resultou na morte de um companheiro e uma companheira da Direção Nacional.

Derli Cassali, companheiro histórico do MPA, natural do Espirito Santo, e que nos últimos anos vivia na cidade de Araripina no Pernambuco, com sua companheira que está gravida de 6 meses. Também a jovem Maria Izabel da Silva, que a muitos anos, com garra e determinação constrói o MPA no estado do Sergipe, onde vive com sua família na cidade Monte Alegre. Ambos atuavam em toda a região nordeste e assumiam várias tarefas nacionais do MPA.

Outras três pessoas estavam no carro, sendo eles, Denilva – BA que quebrou a perna, Claudeilton – PE que quebrou o braço e Leomarcio – BA, que está internado em situação de risco.

O acidente ocorreu no estado da Bahia, trecho que liga as cidades de Ibotirama e Seabra, quando voltavam de uma reunião da Direção Nacional que terminou na tarde de ontem em Brasília.

Esta tragédia põe o campesinato brasileiro em luto e de forma mais contundente o MPA. No entanto, acreditamos que para estes que são imprescindíveis, a morte não existe, pois seus pensamentos, exemplos e convicções continuarão mais vivos do que nunca em cada um dos lutadores e lutadoras do povo que almejam a construção de uma sociedade justa e igualitária.