MST lança iniciativas na área da educação em assentamentos de Alagoas

 

Por Rafael Soriano
Da Pàgina do MST

 

As fortes chuvas que caíram na Zona da Mata não abalaram a realização dos dois eventos nesta segunda, no Povoado Ouricuri, voltados para a educação no campo, nesta segunda-feira (9).

Essa região concentra um grande número de assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária organizados pelo MST.

 

Por Rafael Soriano
Da Pàgina do MST

 

As fortes chuvas que caíram na Zona da Mata não abalaram a realização dos dois eventos nesta segunda, no Povoado Ouricuri, voltados para a educação no campo, nesta segunda-feira (9).

Essa região concentra um grande número de assentamentos e acampamentos de Reforma Agrária organizados pelo MST.

“A política de educação no campo é uma das estratégias prioritárias do MST. Lançamos uma Ciranda aos moldes de nossa pedagogia, para que no futuro não precisemos remendar as negativas do Estado com a juventude” comenta Débora Nunes, da Direção Nacional do MST.

Ela acrescenta que “a turma de Saberes da Terra é uma conquista da luta destes trabalhadores, mas sobretudo uma necessidade gerada a partir da dívida do Estado que negou a uma escolarização”.

Em Alagoas, os indicadores educacionais ainda carregam o estigma das altas taxas de analfabetismo e da falta de perspectiva para as juventudes.

Ciranda Infantil

A inauguração da Ciranda Infantil Dorcelina Folador movimentou uma das agrovilas do assentamento Milton Santos, com participação de um grande número de assentados, mães e crianças e autoridades do poder público, como o prefeito de Atalaia, Chico Vigário, vice-prefeito e secretários do município.

A Ciranda Infantil é resultado de anos de pressão do Movimento sobre os poderes municipal e estadual, desde a Marcha Estadual de 2004, quando foi negociada com o governo do estado a construção do local.

A prefeitura é responsável, por sua vez, pela manutenção das oito educadoras que receberão as crianças do Povoado Ouricuri, oriundas ou não de acampamentos e assentamentos.

As crianças terão acesso a recreação, alimentação e uma vivência pedagógica baseada nos princípios da educação do campo. A ciranda é estruturada pelo Estado e gerida político-pedagogicamente pelo coletivo de educação do assentamento.

Dorcelina Folador, que nomeia a Ciranda Infantil, foi uma militante das causas populares que viveu em Mundo Novo, no Paraná, até 1999, quando foi assassinada na varanda de casa pelo incômodo que causava nas elites da região.

Ela era professora, poetiza, artista plástica e foi a primeira portadora de deficiência, e militante do MST a governar uma cidade no Brasil. Iniciou sua trajetória de lutas na Pastoral da Juventude, participou da fundação do PT no Paraná e chegou à Direção Estadual do MST no Estado.

Saberes da Terra

No Centro de Formação Zumbi dos Palmares, foi lançada também a primeira turma de Alagoas do Projovem Campo Saberes da Terra, dando continuidade a uma política de escolarização que qualifica a luta dos trabalhadores rurais por seus direitos.

A estratégia do MST consiste em, não somente criar alternativas reais de produtividade, cooperação e agroindustrialização, com os cuidados necessários com a terra, como também na escolarização de todas as faixas etárias e em todos os níveis de conhecimento, da Ciranda à Universidade.

O Projovem Campo Saberes da Terra é uma política do governo federal lançada em 2008 voltada para a conclusão do Ensino Fundamental.

Em Alagoas, a turma coordenada pedagogicamente pelo Coletivo de Educação do MST é a primeira a iniciar. Nas palavras do educando Antônio Silva, “depois de muita luta, de levar a pauta várias vezes para o governo, conseguimos essa vitória, já que fomos tirados (os direitos) e não completamos nossos estudos”.

“Toinho” salienta que o Movimento tem uma luta muito grande na educação “e assim conquistamos esse espaço”.

Com o pioneirismo da 1º Turma do Projovem Campo Saberes da Terra e da Ciranda Infantil Dorcelina Folador, primeira creche em área de Reforma Agrária organizada pelo poder público, o MST firma sua posição para o desenvolvimento educacional do Estado.