Via Campesina mantêm ocupações em sedes do Incra no Mato Grosso
Por Vanessa Ramos
Da Página do MST
Por Vanessa Ramos
Da Página do MST
Dentro da Jornada de Lutas da Via Campesina, camponeses e camponesas se mobilizaram no Mato Grosso. Mais de cinco ações já aconteceram pelo estado, desde sábado passado (20/8).
No sábado passado, trabalhadores rurais ocuparam a sede do Incra, no município de Cáceres. Na segunda-feira, ocuparam a sede que fica em Cuiabá. A iniciativa busca, principalmente, cobrar agilidade na Reforma Agrária e educação nos assentamentos.
Até esta quinta-feira, os camponeses e camponesas ainda mantêm a ocupação e acampamentos em frente às sedes do Incra, que não têm data para terminar.
Na manhã desta quinta-feira, trabalhadores rurais se juntaram aos trabalhadores da Sanecap (companhia responsável pelo saneamento do Estado), em frente à Câmara Municipal de Cuiabá. O objetivo foi protestar contra a privatização da água.
Ainda na segunda, integrantes do MST e da Via Campesina participaram de um simpósio ambiental na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), onde debateram as mudanças do Código Florestal.
Na manhã de quarta-feira, a mobilização foi no município de Várzea Grande. Além da Via Campesina e do MST, somaram-se à ação integrantes do Movimento Acorda Várzea Grande e do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT),
Na atividade, pautaram questões referentes à saúde precária da região, ruas esburacadas, falta de rede esgoto e monopólio do transporte público, além de outros temas.
(Foto: Vinicius Mansur/Arquivo MST)