Encontro promove festival de música e feira agroecológica, em SC

 

 


Por Fábio Reis
Da Página do MST

Neste sábado (15/10), cerca de 300 pessoas passaram pela primeira noite do II° Encontro Cultural e pela I° Feira Agroecológica da Reforma Agrária em Abelardo Luz (Santa Catarina), no assentamento José Maria. Ao todo, 70 inscritos puderam se apresentar no evento realizado para que as pessoas expressassem livremente suas criações musicais.

Os participantes também puderam prestigiar o show da banda Saci Arte, composta por filhos de assentados da Reforma Agrária, além do baile com a banda Som da Terra. 

No domingo (16) o encontro continuou com almoço a base de peixe e o fechamento do evento, com a entrega das premiações. Cerca de 500 pessoas prestigiaram esse momento.

O encontro tem a função de promover o incentivo e a valorização da cultura popular da região, proporcionando, inclusive, espaços para que haja a troca de experiências entre os participantes.

Cesar Antunes, um dos coordenadores do evento e integrante da banda Som da Terra, comenta que a atividade “pretende fazer com as pessoas se desafiem a participar, perdendo assim o medo de se apresentar em público”.

Assim, há a possibilidade de revelar grandes talentos da região, conquistados com muito sacrifício sob o frio e sol quente nos barracos de lona, dando continuidade a luta da Reforma Agrária.

O encontro desse ano contou com mais um desafio: a I° Feira Agroecológica da Reforma Agrária, “onde os agricultores puderam expor seus produtos, realizaram a troca de sementes, contribuindo assim, na preservação desse patrimônio da humanidade, que tanto está em disputa na sociedade”, frisa Cesar.