Cooperativa de Itaberá, no interior de SP, comemora 18 anos de conquistas

 


Da Página do MST

 


Da Página do MST

Neste domingo (20), dia da consciência negra, a Cooperativa de Produção Agropecuária Vó Aparecida (Copava), completou e comemorou seus 18 anos de luta, resistência e produção coletiva.

A mística de comemoração se iniciou durante a semana, com as crianças fazendo a entrega das bandeirinhas do MST para cada família assentada.

A festa teve a presença de mais de 300 pessoas dos assentamentos, amigos do MST e da prefeitura do município de Itaberá, cujo prefeito se comprometeu em implantar o Projeto Guri na Agrovila III, no início de 2012.

O ato celebrativo relembrou a história do assentamento, ao trazer a memória dos companheiros e companheiras que ajudaram na construção da luta e ao homenagear as famílias associadas da cooperativa pela persistência na vivência coletiva.

O aniversário da cooperativa contou com muita festividade, cantoria e alimentação produzida pelo assentamento.

Histórico

Em 1993, um grupo de famílias iniciou o processo de organização por meio do Sistema Cooperativas dos Assentados (SCA), resultando na criação da Copava.

Esse processo – que hoje é responsável por organizar 30 famílias de forma coletiva – permitiu a inserção da mulher e dos jovens no processo de organização do trabalho e das relações sociais estabelecidas na Cooperativa, desde a forma da gestão até no resultado da produção.

A organização coletiva permite um espaço educativo para as crianças, onde a ciranda infantil se torna a principal referência dos Sem Terrinha e, inclusive, dos próprios adultos.
 
Esses 18 anos de organização possibilitaram a superação das dificuldades econômicas, principalmente pela junção do processo organizativo dos bens comuns, pois permitiu que a nova geração desse continuidade ao processo produtivo e organizativo.

Produção

A produção da cooperativa está voltada à produção de grãos, derivados da cana, hortaliças, frutas e a pecuária.

Sua organização se constitui em setores, como o de agricultura, máquinas, administração, ciranda infantil, bar, padaria, viveiro e pecuária (suínos e bovinos).