“É na luta que se constrói a democracia e a liberdade”, afirma Gilmar Mauro
Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST
Por Luiz Felipe Albuquerque
Da Página do MST
O MST recebeu o 1° Prêmio CUT Democracia e Liberdade Sempre, na categoria Instituição de Destaque na Luta por Democracia e Liberdade. A cerimônia aconteceu nesta terça-feira (13), no Teatro da Universidade Católica (Tuca), em São Paulo.
Gilmar Mauro, da coordenação nacional do MST, e Atiliana Brunetto, viúva do companheiro Egídio Brunetto, que morreu no dia 28 de novembro um acidente de carro, receberam o prêmio das mãos do presidente da CUT, Artur Henrique, e da secretária de Meio Ambiente, Carmen Foro.
“É na luta que se constrói o compromisso com a democracia e com a liberdade”, disse Gilmar, que agradeceu a premiação em nome de todos os que fazem o Movimento.
O escritor e frei dominicano Frei Betto, que recebeu o prêmio de Personalidade de Destaque na Luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos, ofereceu o prêmio ao militante socialista Carlos Marighella (que completaria 100 anos em 5 de dezembro) e a Egídio.
Betto registrou também que os participaram do prêmio não eram “concorrentes, mas companheiros que lutam na mesma direção e pelas mesmas causas”.
Ele disse que não pode haver confusão entre governo e as organizações da classe trabalhadora e sustentou que “governo é como feijão, só funciona na panela de pressão”,
Data simbólica
A entrega do 1° Prêmio CUT aconteceu no mesmo dia em que foi decretado o 1° Ato Institucional Número 5 (AI-5), em 1968, durante o regime militar.
Segundo Artur Henrique, “o prêmio tem dois grandes objetivos: homenagear
pessoas e instituições que se engajam ou se engajaram pela liberdade de expressão e contra a ditadura e fazer o resgate histórico dessa luta”.
A cerimônia começou com uma menção aos blogueiros progressistas, representados por Eduardo Guimarães, do Blog da Cidadania. “Os impérios da comunicação que conhecemos atiraram o Brasil na ditadura de duas décadas. Hoje, este movimento ao qual pertenço tenta reverter isso. É uma hora certamente de renovação”, declarou.
Abaixo, veja a lista dos premiados da noite
ROSALINA DE SANTA CRUZ – Personalidade de destaque na luta pela Redemocratização do Brasil.
FREI BETTO – Personalidade de destaque na luta por Democracia, Cidadania e Direitos Humanos.
MARIA DA PENHA – Personalidade de destaque na luta por Democracia e Direitos dos Trabalhadores.
DOM PEDRO CASALDÁLIGA – Personalidade de destaque na luta por Democracia e Justiça no Campo.
MST – Instituição de destaque na luta por Democracia e Liberdade
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA – Personalidade de destaque na luta por Democracia e Liberdade (escolhida pela CUT com colaboradores do Prêmio)