MST ocupa mais duas prefeituras no estado da Bahia
Da Página do MST
Da Página do MST
Em continuidade a Jornada Estadual da Educação, o MST realizou nesta terça-feira (17) duas novas ocupações de prefeituras no sudoeste do estado baiano. Foram ocupadas as prefeituras do município de Barra do Choça, que contou com 200 participantes, e em Iguaí, com 250 trabalhadores do campo.
Com mais essas duas ações, o número de prefeituras ocupadas subiu para 17, cujo objetivo da jornada – iniciada no dia 10 de janeiro – é pressionar os governos municipais por melhorias na situação da educação no campo.
Segundo Evanildo Costa, da direção estadual do MST, o Movimento não podia permitir que o ano letivo começasse nas mesmas condições degradantes dos anos anteriores, que já tinham contado com mobilizações desse tipo. No entanto, as péssimas condições de ensino e infraestrutura persistem.
“Temos casos de assentamentos que o ônibus escolar fica 30 dias quebrado e as crianças tem que ir para a escola a pé. Casos em que as crianças andam 15 km para estudar. Muitas delas estudam em escolas improvisadas, porque o prefeito não consegue construir ou fazer a reforma necessária. Faltam até mesa de professor, quadro negro para dar aula, além da precariedade das estradas”, relata Evanildo.
A jornada continua até o final deste mês e pretende se expandir para cerca de 25 prefeituras ocupadas.